terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Idéias criativas para brigar com uma empresa

A pouco tempo atrás fui á uma chocolataria, que até então considerava excelente, pra beber um chocolate quente. Arrastei comigo uma galera considerável e ficamos esperando na mesa longos minutos...garçons e garçonetes andavam de um lado para o outro apressados e nem olhavam para nossa mesa. Após uns 10 minutos sentados sem sequer ter o cardápio em mãos, um garçom passa por nós, para na porta da loja e fica de braços cruzados, de costas pra gente. O chamamos novamente e aí está o fato que me fez cuspir fogo: ele simplesmente virou a cabeça em nossa direção, deu um sorrisinho arrogante, e virou novamente de costas. Meu Deus! Que indignação! Que raiva! Que ridículo! Que cumulo!

Eu sou uma daquelas pessoas que de verdade não acha que o cliente tem sempre razão, muito pelo contrário. Certas vezes os próprios clientes exigem coisas que parecem ser da época da escravidão, tratam os atendentes sem o menor respeito e ainda acreditam ser os donos da verdade. Mas também odeio quando sou desrespeitada. São dois extremos, e eu odeio extremos. Acho que cada um tem que cumprir seu dever mantendo o máximo de respeito possível. 
Poucos dias depois do meu divórcio oficial com a chocolataria mandei um e-mail para a empresa explicando a situação e declarando guerra total: falaria mal deles para o maior número de pessoas possíveis.

Considerando tudo o que eu falei, a uns meses atrás arrumei um ídolo. O nome dele é David Caroll, e é o cara mais genial que já vi reclamar de uma empresa na vida. David é músico e viajava com seu violão com a cia aérea United Airlines quando, no desembarque, encontrou sua guitarra caríssima quebrada e não obteve sucesso algum ao tentar ser indenizado. 
A solução dele foi simples: escreveu uma música sobre o ocorrido, gravou um vídeo e postou no Youtube.  Teve tanto sucesso que a indenização que a United ofereceu após tanto alvoroço não foi minimamente comparável ao que ele ganhou com a fama que conquistou. Isso sim que é exemplo de marketing!

Aqui está o vídeo que vale super a pena assistir:



E você? Já declarou guerra pra alguma empresa? 
Que tal montar uma banda comigo pra descolar um dinheirinho?

6 comentários:

  1. Posso concordar com você e lembro perfeitamente como você se estressou neste dia

    Um chocolate que nunca mais será o mesmo.
    É a vida. E devemos saber reclamar sempre nossos direitos.

    Amei o texto.

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  2. Dúvido que isso aconteceu...As pessoas na Itália são tão simpáticas

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  3. Gostei da união do texto com o vídeo.
    E gostei do video hahaha!!!
    Me deu assunto pra algum papo light.
    Se eu tivesse um blog postaria sobre isso...

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  4. Hahaha. Tem também aquele caso da geladeira Brastemp. Um senhor gravou um vídeo apenas reclamando e já atingiu umas 600 mil visualizações: http://www.youtube.com/watch?v=riOvEe0wqUQ

    Já passei por uma saia justa dessa numa pizzaria em Gramado, quando o garçom trouxe duas pizzas conforme o nosso pedido: uma média e uma grande. Elas estavam suculentas e apetitosas, porém, possuíam o mesmo tamanho. Reclamamos e ele foi falar com o gerente. Voltou com a notícia de que uma era mais grossa do que a outra. Dissemos que não era desculpa, já que o cardápio apresentava dimensões diferentes. Ele replicou que havia mudado o padrão. Cortamos a pizza e para a surpresa... bem, ninguém se surpreendeu. Mostramos a espessura da pizza ao rapaz e le foi falar com o gerente. Pouco depois, retorna, dizendo que eram duas grandes. Uma mais impaciente entre nós perguntou se tinha cara de otária, porque aquelas malditas pizzas não eram grandes de acordo com o cardápio. Ele foi falar com o gerente e, finalmente (ha-ha-ha), voltou com o resultado que esperávamos: eram duas médias.

    A razão do "ha-ha-ha" é que na hora de pagar, o gerente disse que foram despachadas duas pizzas grandes para a nossa mesa e que não lembrava de nossa contestação. A diferença para o garçom era que esse cidadão não se retirava para falar com outro qualquer e, simplesmente, era irredutível. Aquela nossa que, anteriormente, perdera a paciência acabou se exaltando. Ah, detalhe que alguns de nós eram nordestinos, inclusive esta pessoa. "Você é uma barraqueira. Sai lá do quinto dos infernos para vir causar tumulto aqui. Isso é culpa do Lula" foi a frase do gerente. Houve mais um pouquinho de bate-boca sem êxito para nós. Enfim, consumimos duas médias, pagamos duas grandes e saímos como vilões.

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  5. Nossa Otávio! Isso também é um mega exemplo de absurdo. Acho que vocês deveriam ter procurado o Procon, escrito alguma carta direta para o proprietário...não sei! Fizeram algo?
    (Muito bom o vídeo!)

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  6. E perder tempo do passeio de quatro dias na cidade?

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